Get Adobe Flash player

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dicas de Web Analytics

Marcado em: , , ,

Web Analytics é um dos assuntos mais importantes a serem trabalhados por qualquer empresa ou pessoa que tenha um site na Internet, muitos acabam não dando a real importância e acabam levando em consideração métricas simples, como Visitantes únicosVisualizações de páginas e Tempo no site. Porém, o Google Analytics ou qualquer outra ferramenta de analytics, como oOmniture  (meu sonho de consumo) pode oferecer muito mais informação do que estes simples dados.
Tenho que assumir que não sou um expert em Analytics, sou um usuário médio que brinca com segmentações avançadas e gosta de fazer alguns testes, mas venho me esforçando e estudando bastante, diante dos meus últimos estudos separei 7 dicas de Web Analytics que não envolvem somente o online, dicas estas que espero que ajudem vocês como vem me ajudando. Confira também outros artigos sobre Web Analytics.
Vamos as dicas:

Analytics não se resume apenas ao programa que você usa

A Internet é apenas uma parte da experiência que o seu cliente tem com sua marca, é importante considerar outras canais para análise de dados para assim entender completamente o comportamento do consumidor. Analise como eles interagem com sua marca em outros canais, como nas lojas, catálogos, e-mail, mídia social, contato por telefone etc.
Por exemplo, qual a quantidade de catálogos distribuídos nas lojas? Quantas ligações por telefone vocês recebem diariamente? De onde ele chegou até este telefone? Como é a interação de seus consumidores na rede social?
Com estes dados em mãos tente entender qual a relação disso com as visitas em seu site, por exemplo: O catálogo foi distribuído na primeira quinzena de Janeiro e houve um pico nas visitas via tráfego direto ao seu site neste mesmo período.

Exclua o nome de sua empresa dos resultados

Empresas que já possuem um nome conhecido no mercado ou que fazem um forte trabalho de publicidade off-line devem notar no relatório do Analytics que muitos visitantes chegam até o seu site por terem buscado o nome de sua marca. Porém, é possível excluir estes termos e analisar o comportamento dos visitantes sem que o nome de sua marca esteja envolvido. Isso não é difícil, basta usar as segmentações avançadas. Siga os passos abaixo:
Segmentos Avançados > Depois clique em + Novo segmento personalizado > Defina um nome > Mude a opção do menu para Excluir > No menu em verde escolha Palavra-chave como dimensão > Defina no menu a opçãoQue contém > e utilize o modelo abaixo abaixo, no caso estou usando um modelo para a Faculdades Anhanguera.
(Anhanguera|Ahanguera|Anhaguera|Unianhanguera|UniAhanguera)
Dicas de Web Analytics - Excluindo nome da marca
Considere utilizar a grafia errada de sua empresa, no caso da Faculdades Anhanguera, os termos incorretos como Anhaguera e Ahanguera possuem uma média de mais de 85.000 buscas mensais. Bastante não?

Otimize sua campanha online e offline em 2012 com o Funis Multicanal

Se você já usa a nova versão do Google Analytics e tem metas cadastradas talvez já conheça o Funis Multicanal, nele você não verá apenas o último clique antes da conversão realizada, mas também entenderá como interações anteriores influenciaram a decisão de compra.
Por exemplo: Seu cliente pode ter achado você pela busca orgânica, depois retornou via busca paga, depois por acesso direto, rede social e finalmente decidiu comprar. Com estas informações você terá valiosos dados para planejar sua campanha de 2012 investindo sua verba nos canais que mais conduzem os usuários ao conhecimento de sua marca e a decisão de compra.
Abaixo um exemplo real do Melhores caminhos de conversão, dentro do Funis Multicanal do Google Analytics.
Dicas de Web Analytics - Funis Multicanal

 Busca Interna

Se você tem um campo de busca em seu site você precisa entender o que os visitantes do seu site estão buscando. No Google Analytics você poderá identificar estas informações e então utilizar isso a seu favor, seja para criar conteúdo ou até mudar a disposição de suas páginas, facilitando o acesso das páginas mais procuradas.

Páginas de Destino e Taxa de Rejeição

Já parou para analisar a taxa de rejeição das páginas que mais recebem visitadas do seu site? Talvez você verá uma taxa de rejeição bem alta apesar do grande número de visitas. Analise este número e encontre formas de prender o visitante em seu site, por exemplo: direcionando ele para outras páginas em seu site através de links no conteúdo e banners. Este artigo poderá ajudar você: Entenda porque estão abandonando o seu site.
Dicas de Web Analytics - Páginas de destino

Metas! Defina ou morra!

Todo site existe por algum motivo, seja para gerar conteúdo (como este), vender algo (como os e-commerces), divulgar sua empresa ou serviço. Então para todo site há uma meta a ser estabelecida.
Separei algumas metas que passam despercebidas pelos pequenos sites, mas que são extremamente importantes para definir o sucesso e o resultado.
  • Acesso a página do mapa da loja;
  • Campo para inscrição de e-mail;
  • Pedidos de orçamento;
  • Página de contato;
  • Lealdade do visitante (retornem tantas vezes dentro de um mês).

Taxa de Rejeição! Analise e evite desperdícios

A taxa de rejeição ou é ignorada ou é vista de forma errada pelos web analytics do mercado. É claro que este meu exemplo irá citar apenas uma utilização que na minha opinião é altamente proveitosa e me ajuda a entender aonde e como farei meus investimentos e esforços.
Vá até Fontes de Tráfego > Referências e analise as páginas com maiores taxa de rejeição. No exemplo abaixo marquei em vermelho para as visitas com 80% ou mais de taxa de rejeição.
Analiso quais são as origens do tráfego e posso identificar que uma delas com 84,88% era proveniente de uma ação de e-mail marketing em parceria com outro site, a outra com 90,12% de rejeição trata-se das visitas originadas de um banner pago num site de conteúdo.
Com estas informações é possível então identificar quais são as origens do tráfego que geram maiores taxas de rejeição, diante disso diminuo ou corto meus esforços e investimentos nesta origem e foco nas outras com taxa de rejeição menor.
Dicas de Web Analytics - Analisando taxa de rejeição

Conclusão

Espero que as dicas tenham sido úteis e que te ajude a melhorar seus resultados. Ficarei feliz em receber comentários e sugestões!
Lembre-se de avaliar todas as formas de métricas possíveis e entender como estas informações influenciam as visitas em seu website. Não descarte as informações do offline, poderão ser altamente valiosas.

0 comentários:

Postar um comentário