PageRank (PR) é um valor numérico calculado a partir do número de links e da importância que estes representam quando levados a uma determinada página. No sistema de buscas do Google links representam votos sendo o PageRank o resultado do cálculo de uma família de algorítmos.
Qual é a Escala do PageRank?
O PageRank varia entre valores naturais de 0 a 10, na verdade essa afirmação é dada aos valores que são disponibilizados pelo Google para os usuários, mas numa escala do Google esses valores possuem várias casas decimais, ou seja, um website pode ter um PageRank 4,2343 sendo este valor arredondado para 4 no momento da visualização pelo usuário. O valor do PageRank varia numa escala logaritmica, ou seja, se sua página possui PageRank 1, subir para o próximo nível não exigirá tanto esforço, mas para sair de um PageRank 4 para um PageRank 5 você precisará de um trabalho muito mais complexo.
O Sistema de PageRank é usado pelo Google para ajudar a determinar a relevância ou importância de uma página. A Qualidade da página que possui links para um determinado website é um fator de extrema importância.
Importância de um PageRank Alto
Podemos dizer que o PageRank é um dos principais fatores considerados pelo Google para posicionar um website dentro de seu mecanismo de busca. É muito importante um website possuir links externos de qualidade seguindo para o seu website, sinal que o website possui conteúdo interessante. Quanto maior for seu PageRank é sinal de que mais pessoas linkam para você possívelmente através de conteúdos relacionados ao conteúdo do seu website.
O Pagerank é igual dentro do website inteiro?
O valor do PageRank varia para cada uma das páginas dentro do website. Normalmente a página principal do site é a que possui um maior pagerank por receber a maior concentração de links.
Como são distribuidos esses valores?
Cada página do website terá uma certa quantidade de links dentro dela, e cada um desses links levará uma parcela do valor PageRank para a página linkada. É importante ressaltar que esse valor enviado é um voto, ou seja, o PageRank da página que linkou NÃO é reduzido. Esse sistema segue dentro do website inteiro, ou seja uma página que possuir mais links pra ela dentro do seu website, terá uma relevância maior diante das outras. Isso é o que chamamos de distribuição interna de Pagerank de um website.
Qualidade de Links
É muito importante que os links que seguem para o website sejam de páginas com qualidade. De nada adianta ter milhões de links de páginas sem nenhuma credibilidade, e sem conteúdo relevante. Links de diretórios são importantes, mas somente se os diretórios forem de qualidade, ou seja, não adianta usar softwares free que cadastram em 10 milhões de diretórios que isso pode prejudicar o seu website. O link terá muito mais relevância se o assunto da página que linkar for relacionado ao assunto de seu website.
Quem Desenvolveu?
O Sistema de PageRank Foi desenvolvido em 1998 pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin enquanto estes cursavam a Universidade de Stanford.
Considerações Finais
É muito importante que no momento da construção de um website um planejamento levando em conta a linkagem interna deste seja realizado antes. A sua estrutura de linkagem interna deve ser robusta a fim de que a distribuição de links internos seja feita de maneira correta e suas páginas importantes ganhem a relevância esperada para os motores de busca. Faça um conteúdo interessante que possa servir de base para outros websites, assim você ganhará links naturalmente. Cadastre em diretórios de credibilidade, e faça uma campanha de marketing e bookmarking em lugares que possam ajudar a você ganhar links de qualidade.
Quer saber como funciona o PageRank?
Recomendo a leitura a usuários mais experiente, por se tratar te algumas técnicas básicas, as vezes algo possa ser esquecido na caminhada dificultando a luta por melhores opções. Um outro artigo muito interessante é sobre a matemática existente dentro da fórmula inicial do PageRank, onde o Frank Marcel mostrou alguns exemplos.
Vamos então as dicas:
1 – Divulgações em redes sociaisO grande ponto em explorar asredes sociaiscom pensamentos de SEO é visualizar quais delas possuem links com nofollow e links com follow. Esta pode ser a grande diferença hoje em dia.
Como o Fábio Ricotta já ilustrou neste artigo no YouMoz, o Twitter é uma rede social que possui uma certa abertura para links com follow onde você pode ganhar uma certa quantiade de juice. Basta olhar as melhores redes sociais que giram em torno do seu tema e analisá-las.
2 – Ganhe LinksComo vocês já devem saber, a base de todo o algoritmo do PageRank é relacionado à links. Foque o ganho de links, pois eles podem inflar ainda mais o seu PageRank.
A grande discussão aqui cai em quais tipos de links conseguir e como conseguir. Explore técnicas de link bait como o Heron Inouye cita neste artigo. Estas técnicas são bem simples e podem fazer com que você ganhe mais links.
3 – Analise AnalíticaO Google tem o seu Google Analytics que fornece todo o tipo de informação referente ao seu site. O bom uso desta ferramenta é essencial ao bom andamento ao site, já que com ele pode se ter as seguintes informações:
- o perfil de seus visitante;
- o navegador ele usa;
- com quais palavras-chave eles estão chegando no seu site;
- quais as palavras-chave que lhe dão mais visitas;
- etc…
Com isso você pode ter uma idéia sobre o que faz mais sucesso em seu site/blog, fazendo uma divulgação maior deste conteúdo conseguindo assim, mais visitas e consequentemente mais links.
Na MestreSEO temos vários vários artigos a respeito do Google Analyitcs, entre eles destaco os artigos:
- Google Analytics – Introdução
- Google Analytics e o ROI – Parte 1
- Google Analyitcs e o ROI – Parte 2
- Analise a Concorrência com o Google Analytics
Esse com certeza é o ponto mais polêmico deste artigo, onde gera discussões em todo o mundo e não seria diferente aqui na MestreSEO.
Ultimamente vimos que o Google e outros mecanismos de busca estão diminuindo (ou diminuiram) a importância de links vindo de diretórios, mas mesmo assim é uma grande dica que você faça o cadastro no maior número possível de diretórios relacionados. Quando falo relacionado, digo, se o seu site fala sobre eletrônicos, procure um diretório de eletrônicos e não um diretório de imóveis. Assim, o Google e os outros mecanismos de busca, consideram um certo peso pelo fato do diretório ser relacionado ao seu conteúdo.
Uma dica importante é tomar cuidado com diretórios que exigem links recíprocos já que eles são facilmente detectáveis pelo Google e assim eles podem não contar muito no aumento do seu PageRank.
A dica final, que eu já falei acima, mas gostaria de ressaltar é: existem diretórios para todos os assuntos possíveis, então procure os que tem mais relevância com seu site e cadastre-o quanto antes.
5 – Webmaster ToolsÉ simples, você tem um site e quer aumentar seu PageRank e ser notado pelo Google? Então aprenda a usar oWebmaster Tools.
Nele você poderá ver os erros do seu site, a quantidade de links externos, os títulos, keywords e description duplicados, além de poder submeter seu Sitemap.xml para o Google.
A dica importante é arrumar as suas páginas que contém erros e assim você conseguirá uma maior relevância nos mecanismos de busca. No caso de erros de 404, ao consertá-los, você pode aproveitar o link juice para a página certa, fazendo com que o PageRank melhore em suas páginas internas.
6 – Se possível não abuse do FlashSites interios feitos em flash tendem a ser mais bonitos, com uma grande interatividade, mas do que adianta ter um site legal, moderno se os mecanismos de busca não conseguem entendê-lo?
Usar um recurso ou outro de Flash é interessante, mas é bom saber que o Google tem grandes dificuldades em indexar conteúdos em Flash. Há casos de sites em Flash com Pagerank alto, mas apenas páginas de marcas conhecidas, faculdades ou autoridades que conseguem muitos links que apontam diretamente para o seu domínio.
O problema maior é que você não consegue um link para um “conteúdo interno” ao Flash, assim você não consegue rankear para long tails, dificultando o trabalho de SEO e o ganho de PageRank.
Então, antes de criar um site completamente em Flash, pense bem como irá influenciar no seu tráfego.
7 – Mantenha seu site atualizadoSites estáticos e sem atualização tendem a não ter o mesmo sucesso de sites que são alterados com certa freqüência. Assim funciona com artigos de um Blog ou mesmo páginas de um site. Sempre que possível faça atualizações, alterações e melhorias em artigos/páginas antigas. Isto faz com que seu site consiga novos links que são essenciais ao aumento de seu PageRank.
Fonte:Mestreseo
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